procedimentos

ultrassonografia

A Ultrassonografia ou Ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna. Utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.

Por meio de uma Ultrassonografia com Doppler, o médico é capaz de ver o fluxo sanguíneo dentro dos principais vasos.

Exames de Ultrassonografia Realizados e Preparos Necessários
  1. Ultrassonografia de Mamas – Trazer exames anteriores.​
  2. Ultrassonografia de Tireoide – Trazer exames anteriores.
  3. Ultrassonografia região Cervical – Trazer exames anteriores.
  4. Ultrassonografia de Aparelho Urinário – Bexiga cheia.
  5. Ultrassonografia de Abdome Superior – 8 Horas de jejum.
  6. Ultrassonografia de Abdome Total – 8 Horas de jejum e bexiga cheia.
  7. Ultrassonografia Pélvica – Bexiga cheia.
  8. Ultrassonografia de Próstata por via abdominal – Bexiga cheia.
  9. Ultrassonografia de Partes moles – Sem preparo.
  10. Ultrassonografia de Parede Abdominal – Sem preparo.
  11. Ultrassonografia de Região Inguinal – Sem preparo.
  12. Ultrassonografia Transvaginal – Trazer exames anteriores, e não pode estar no período menstrual.
  13. Ultrassonografia de Articulação (Pé, Tornozelo, Joelho, Quadril, Coxo femural, Ombro, Cotovelo, Punho e Mão) – Sem preparo.
  14. Ultrassonografia de Axila – Sem preparo.
  15. Ultrassonografia Doppler Venoso de Membros Superiores – Sem preparo.
  16. Ultrassonografia Doppler Venoso de Membros Inferiores – Sem preparo.
  17. Ultrassonografia Doppler Arterial de Membros Inferiores – Sem preparo.
  18. Ultrassonografia Doppler Arterial de Membros Superiores – Sem preparo.
  19. Ultrassonografia Doppler de Tiróide – Trazer exames anteriores.
  20. Ultrassonografia Doppler de Carótidas e Vertebrais – Trazer exames anteriores.
  21. Ultrassonografia Doppler de Aorta e Artérias Ilíacas – 12 horas de jejum, tomar um comprimido de Luftal de 3 em 3 horas, iniciando um dia antes do exame, dispensando tomar durante a noite. Liberado apenas água.
  22. Ultrassonografia Doppler Artérias Mesentéricas – 12 horas de jejum, tomar um comprimido de Luftal de 3 em 3 horas, iniciando um dia antes do exame, dispensando tomar durante a noite. Liberado apenas água.
  23. Ultrassonografia Doppler de Artérias Renais – 12 horas de jejum, tomar um comprimido de Luftal de 3 em 3 horas, iniciando um dia antes do exame, dispensando tomar durante a noite. Liberado apenas água.

Eletrocardiograma

A superfície do corpo humano emana pequenas correntes elétricas que, no indivíduo em repouso, são identificadas nas contínuas despolarização e repolarização do coração. Isto refere-se, basicamente, à toda a atividade elétrica que é registrada ao nível do tronco.

Os potenciais elétricos produzidos pelo músculo cardíaco são a soma da quantidade mínima de eletricidade gerada pelas células musculares cardíacas individuais. Estas pequenas correntes são registradas através de um aparelho chamado Eletrocardiógrafo,

O Eletrocardiograma é utilizado para detectar Arritmias, processos isquêmicos, como Angina Pectoris e Infarto agudo do miocárdio.

Para realização do Eletrocardiograma não é necessário preparo anterior.

Ecocardiografia

A Ecocardiografia ou Ecocardiograma com Doppler abrange os métodos de diagnóstico tanto da estrutura, quanto do funcionamento do coração. Eles são baseados no uso de Ultrassom, ou seja, ondas acústicas com frequência de mais de 20 mil Hz (ciclos por segundo), geralmente em torno de 2 a 4 MegaHertz (MHz).

Este exame é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras.

A Ecocardiografia apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas. Além disso, é através do mapeamento de fluxos em cores – pela técnica Doppler – que podemos identificar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.

Na SCClin você tem acesso a diversas especialidades médicas para realizar consultas, acompanhamentos de rotinas e tratamentos de saúde.
Clique nos botões abaixo para saber mais sobre cada área e conheça nosso corpo clínico.

Clínica Médica

A Especialidade da Clínica médica é onde tudo começa! Esta é a área da saúde prontamente apta a atender pacientes em suas mais variadas fases da vida, como adolescentes, adultos e idosos, além de ser de extrema importância para um bom acompanhamento de rotina.

O Médico Clínico Geral possui uma visão mais sistêmica do corpo humano e da avaliação de seu real estado de saúde (e não apenas verificando os órgãos de modo isolado). Essa área busca ter em vista todo o comportamento fisiológico tanto do nosso organismo, além de observar, diagnosticar e tratar as patologias que o afetam.

Embora seja necessário passar com especialistas quando já existe um diagnóstico específico, é de extrema importância se consultar com clínico geral de confiança regularmente. Ele orienta medidas saudáveis, solicita e analisa exames preventivos, como os check-ups, por exemplo.

A Clínica Médica da SC Clin é liderada por:

Dr. SIMÕES CARÁ | CRM: 6047

  • Formado há mais de 25 anos pela Pontifícia Universidade Católica do RS – PUCRS;
  • Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS);
  • Pós-graduado em Lyon, na França.
Cirurgia Vascular

O Cirurgião Vascular é o médico responsável pelas doenças que acometem os sistemas arterial, venoso e linfático, como escleroterapia de veias (varizes), aneurismas, aterosclerose (que pode incidir em AVC) e trombose.

Hoje, tais diagnósticos estão cada vez mais presentes e podem necessitar de intervenções cirúrgicas. Estudos médicos internacionais apontam que, ao longo da vida, cerca de 20 a 33% das mulheres e de 10 a 20% dos homens podem apresentar algum grau dessas doenças.

Foi com essa preocupação que nós percebemos a real importância do acompanhamento médico de nossos pacientes e, então, implantamos a especialidade do Cirurgião Vascular em nossa gama de consultas.

A Cirurgia Vascular da SC Clin é liderada por:

Dr. RICARDO GOMES DE FREITAS | CRM SC 27402

  • Formado há mais de 17 anos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ);
  • Residência Médica em Cirurgia Geral | RQE: 17804;
  • Residência Médica em Cirurgia Vascular | RQE Nº: 17995 | Ambas pelo HCPM – Hospital Central da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Ginecologia

Todos precisamos cuidar da saúde, mas é certo que quando se trata da saúde feminina, tais cuidados são redobrados e, por isso, merecem uma especialidade médica totalmente dedicada: a Ginecologia.

Com medidas preventivas e tratamentos que começam já na adolescência até o período pós-menopausa, atendemos mulheres em suas principais fases. É por esse motivo que a Ginecologia da SC Clin é tão cautelosa na escolha dos profissionais, para que sejam altamente preparados para atender nossas pacientes.

Manter um bom acompanhamento médico através de consultas e exames clínicos e laboratoriais, garante diagnosticar de forma precoce eventuais alterações que podem afetar a qualidade de vida.

Nosso foco é prezar pelo bem-estar feminino! A Ginecologia da SC Clin é liderada por:

Dr. MARCO ANTONIO de OLIVEIRA PIMENTEL

CRM SC 25539 | RQE: 15811

  • Residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Regional de Cotia (SP);
Pediatria

A Pediatria é a área da Medicina que orienta pais, avós e responsáveis desde o nascimento até o início da adolescência, sempre observando os 4 pilares da saúde da criança: crescimento, desenvolvimento, alimentação e vacinação.

Esse acompanhamento de consultas e exames costuma ser intenso no logo depois que o bebê nasce, cuja frequência é mensal durante o 1º ano de idade, trimestrais no 2º, a cada 6 meses entre os 3 e 7 anos e anualmente após os 8.

Manter esse contato é essencial para que a criança compreenda a importância dos cuidados à saúde ainda cedo, sempre estimulando-a de modo lúdico e estabelecendo uma relação de confiança.

O problema é que, muitas vezes, essa rotina vai diminuindo de forma precoce e a ida ao Pediatra passa a ocorrer nos momentos em que a criança apresenta algum sintoma visível, ou seja, somente quando surgem problemas que poderiam ter sido evitados caso as visitas ao consultório fossem regulares.

A Pediatria da SC Clin é liderada pela médica Pediatra:

Dra. Karina Fritegoto G. Hernandes – CRM/SC 24070

  • Residência médica em Pediatria | RQE: 17394 – Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria

fale conosco

Entre em contato. Preencha o formulário abaixo para tirar suas dúvidas.

agende sua consulta

(48) 3025-6505

FLORIANÓPOLIS

Rua Vidal Ramos, 338 - Centro
CEP 88010-320

SÃO JOSÉ

Av. Presidente Kennedy, 515 - Campinas
CEP 88102-401

HORÁRIO FLORIANÓPOLIS

Segunda à Sexta
07:00 - 19:30
Sábado
07:00 - 12:00

HORÁRIO SÃO JOSÉ

Segunda à Sexta
07:00 - 19:30

Email

contato@scclin.com.br

Agende sua consulta